As queimaduras são lesões cutâneas causadas pela ação direta ou indireta de agentes químicos, térmicos, elétricos ou radioativos. Estes, por sua vez, atuam nos tecidos que revestem o corpo, provocando a destruição parcial ou total da pele, podendo atingir as camadas mais profundas como tecido subcutâneo, músculos, tendões e até mesmo os ossos.
As queimaduras são classificadas em relação à profundidade da lesão como sendo de 1º, 2º e 3º grau. As de 1º grau são superficiais, dolorosas, envolvem a epiderme (camada mais superficial da pele); as de 2º grau são um pouco mais profundas e se caracterizam pela formação de bolhas e as de 3º grau, acometem toda a pele e tecido subcutâneo, podendo lesar músculos e estruturas ósseas. Dependendo de sua extensão e gravidade, as queimaduras causam sequelas não apenas físicas, mas também psíquicas que afetam significativamente a possibilidade das vítimas de usufruírem plenamente seu potencial produtivo, tanto econômico como social.
Estima-se que no Brasil, ocorra cerca de um milhão de acidentes com queimaduras por ano. As lesões por escaldamento com líquidos quentes são as mais frequentes. Cerca de 40 mil pessoas são anualmente hospitalizadas em estado grave e aproximadamente 2.500 morrem direta ou indiretamente em decorrência das queimaduras.
Os pacientes, vítimas de queimaduras, necessitam de atenção especializada e atendimento humanizado, tanto pela fragilidade física e emocional, como também devido à possibilidade de apresentarem complicações graves.
O Hospital Viver Mais está preparado para atender e tratar todos os tipos de queimaduras, tanto as mais superficiais e de pequena extensão até o grande queimado. Dispomos de unidades de internação, construídas com tecnologia de ponta, especializadas no atendimento do paciente queimado. Contamos com equipe multidisciplinar qualificada e constantemente atualizada para o melhor atendimento desde a admissão até a reabilitação.